linhas.do.vale_edited.jpg
2.png
  • Localizada na cidade de São José dos Campos

00:00 / 02:42
Cópia de Sem nome.png

Biblioteca municipal Cassiano Ricardo

      O prédio que abriga a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo foi construído em 1909 para ser o primeiro teatro municipal de São José dos Campos “Theatro São José”. Durante as décadas de 10 e 20 o espaço esteve no centro da vida cultural da cidade, funcionando, também, como cinema e local para bailes populares.

      Nos anos de 1930, embora o teatro fosse um dos poucos meios de diversão existentes naquela época, passou a ser alvo de diversos ataques feitos por jornais devido sua falta de higiene, uma vez que a cidade estava visando reduzir os riscos de contágio por tuberculose e o teatro não possuía nem ventilação e nem luz direta. Por conta da pressão, o prefeito mandou fechá-lo. 

       Em 20 de outubro de 1968, em um prédio da rua Major Antônio Domingues, o poeta Cassiano Ricardo inaugurou a Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo”. Em 1973 o acervo da biblioteca foi transferido para um local dentro do Parque Santos Dumont, que funcionou até 1979. Só no final da década de 1980, após sofrer uma série de reformas e mudanças, o edifício do antigo Theatro passou a sediar a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo.