Nós somos Linhas do Vale, um grupo de Memória e Identidade  

    O projeto LINHAS DO VALE: UM MUSEU DE NÓS tem como objetivo relatar as memórias do Vale do Paraíba através do método da História Oral.

    Queremos mostrar a você como a história pode ser interessante quando contada por pessoas do nosso dia a dia. Como é possível viajar pelas palavras dos entrevistados, reviver momentos da vida de cada um deles, associando tudo isso ao que aprendemos nos livros.

    Nosso website apresenta pesquisas em formato audiovisual, fotográfico e textual e, a partir disso, busca relatar a história do Vale do Paraíba com o intuito de proporcionar a experiência de um museu virtual.

    Aqui mostraremos a importância das palavras e vozes que tecem as linhas da nossa vida, dos vagões que são adicionados ao trem da história e de como sua carga é preciosa. Afinal, história é aquilo que fizemos um dia, que faremos no outro e que estamos fazendo agora.

Como Trabalhamos

 

  Nós nos reunimos semanalmente para organizar as nossas atividades de pesquisa e para discutir ideias e propostas do projeto. Ao menos uma vez por mês, realizamos uma nova entrevista. As nossas atividades são: pesquisa, entrevista, captação de vídeo e áudio, fotografia, edição do material captado e produção de textos. E tudo isso deve ser publicado na web. Nossa mais importante proposta é que cada um trabalhe com o que tem afinidade. E assim, nosso grupo é muito flexível. Ninguém é obrigado a fazer nada e, por isso mesmo, todo mundo acaba fazendo de tudo um pouco.

História Oral

 

     “A história oral é um recurso moderno usado para a elaboração de registros, documentos, arquivamento e estudos referentes à experiência social de pessoas e de grupos. Ela é sempre uma história presente e também reconhecida como história viva.”

-Fabíola Holanda e José Carlos Sebe B. Meihy

   

  “O que é história oral? É um método? Uma disciplina? Um tema novo? Na minha opinião, é uma abordagem muito mais ampla: é a interpretação da história, das sociedades e das culturas por meio da escuta e do registro da história de vida das pessoas. E a habilidade fundamental na história oral é aprender a escutar.”

                                                  -Paul Thompson

O Grupo

    Formado por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do colégio Poliedro, orientados pelos professores Érica Turci e Rodolpho Pinotti.