Itamara Moura

Itamara Moura é uma escritora joseense e professora de literatura. Realiza oficinas e cursos de escrita criativa e literatura, buscando valorizar a identidade e cultura do Vale do Paraíba.

Identidade do Vale do Paraíba

Contos e causos de Zé Mirinha

Catira: 

A Catira ou Cateretê é uma manifestação cultural do folclore brasileiro, que consiste em uma dança coletiva. Essa cultura tem múltiplas origens, para alguns, a dança está associada às atividades dos tropeiros, fato que explica o predomínio da figura masculina nas manifestações.

Zé Mira:

 José Alves de Mira (1924-2008) foi um tropeiro, cantador e violeiro de Folia de Reis. Conhecido como Zé Mira, o tropeiro viajou pelo Vale do Paraíba transportando alimentos, cartas e remédios. Depois, tornou-se um conhecido mestre, transmitindo a dança e a música populares para as novas gerações. Em 2004 foi inaugurada em São José dos Campos a Casa de Cultura Zé Mira, primeiro espaço cultural brasileiro a divulgar a música caipira de raiz. A Casa tornou-se um local de preservação e compartilhamento de tradições que compõe a raiz identitária do Vale.