MAzzaropi

     Amázio Mazzaropi nasceu no estado de São Paulo em 12 de abril de 1912, filho de um casal de imigrantes europeus. Quando este tinha apenas dois anos mudou-se para uma cidade chamada Taubaté, localizada no Vale do Paraíba no interior de São Paulo, onde foi fortemente influenciado por seus avós maternos à dedicação as artes.

     Pouco tempo depois sua família retornou para a capital de São Paulo. Mesmo distante de sua "inspiração", Amácio não conteve seu amor pela arte e pela literatura, foi quando começou a se dedicar à leitura, com isso virou destaque em sua escola por sua facilidade em decorar e declarar poemas.

    Em 1922 seu avô paterno morre e sua família retorna ao interior. Mas como já dizia ele próprio "Tudo que é de ruim, é só para melhorar a vida da gente" nosso futuro ator e cineasta foi mandado para casa de seu tio para se ocupar com os trabalhos na loja de família. Mas não foi isso que aconteceu, aos quatorze anos Mazzaropi vai para São Paulo afim de seguir seu sonho de trabalhar no cinema. Nesse episódio de sua vida contou com a ajuda de um amigo chamado Faquir Ferris que falsificou sua identidade para que Amácio pudesse seguir viajem com o Circo la Paz. Mas como não tinha dinheiro para se sustentar, voltou para Taubaté morar com seus pais, mas continuou atuando.

    Em 1932 realizou seu sonho, fez sua primeira peça de teatro chamada "A Herança do padre João". Persuadiu sua família a deixar entrar em turnê, depois desse acontecimento sua vida artística melhorou, convidado para os vários filmes (que atuou e dirigiu). São exemplos:

    * 1956- Fuzileiro do amor

    * 1960- Tristeza do jeca

    * 1959- Jeca tatu

    * 1962- O vendedor de linguiça

    * 1954- Candinho

    * 1964- O lamparina

    * 1969- Betão ronca ferro

    * 1973- Portugal... Minha saudades

    * 1975- Jecão... Um fofoqueiro no céu

    Também estreou um programa de televisão. Sua vida foi um sucesso, vindo a falecer em Junho de 1981, com 69 anos. Com uma vida muito inspiradora, depois de sua morte, em Taubaté foi inaugurado o museu Mazzaropi, no ano de 1992 que foi construída pelo próprio artista.

    O museu apresenta toda vida deste fenômeno do cinema brasileiro, também chamado de caipira pelas suas interpretações e por grande parte de suas obras terem inspirações em seu avô que viveu no interior de São Paulo. Mostra mais de 20.000 itens de Mazzaropi, entre eles filmes, imagens, frases, documentos entre outros. O objetivo do museu é acondicionar a história deste intérprete inspirador tanto em suas obras como em sua história de vida de superação em prol da arte.

Vídeos Relacionados

Angela Savastano