linhas.do.vale4.jpg
2.png
  • Localizada na cidade de São José dos Campos

00:00 / 03:52
Cópia de Sem nome.png

Mercado Municipal 

     O Mercado Municipal de São José dos Campos, mais comumente denominado "Mercadão", é um ponto único e marcante do centro da cidade. O estabelecimento foi inaugurado em 1921 e era um importante espaço para reunir tropas mercantes vindas do ambiente rural.

Mesmo em meio a um período de exigências sanitárias, a área continha acesso livre para a venda de produtos que, em sua maioria, eram postos em cima de panos no chão. As mercadorias eram diversas, incluindo até mesmo peixes do Rio Paraíba, e chegavam ao destino através do árduo trabalho de cavalos, burros e carros de bois, os quais eram direcionados até as travessas da rua Siqueira Campos e atrás do Mercado, na travessa Chico Luiz.

      A estrutura que conhecemos hoje foi consolidada em 1923, na gestão do prefeito João Alves da Silva Cursino, e, desde 1994, é preservada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo por meio da Lei Municipal n.° 4595/94.

       Atualmente, o Mercadão mantém-se vivo com suas variedades, incluindo: lanchonetes, bancas de verduras e açougues. É um edifício muito significativo para a história joseense, podendo ser um ponto turístico aos visitantes, um ponto de encontro aos moradores locais e de onde vem o sustento de muitos habitantes. Ademais, no site do Mercado Municipal, é possível acessar um mapa referente às bancas presentes no espaço, além de poder-se explorar um pouco do acervo desse Patrimônio Histórico de São José