• Escritora

Mirian Cris

    Mirian Cristina de Souza Cunha, mais conhecida como Mirian Cris, é escritora, bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduada em Cultura Brasileira pela UNIVAP.

    Mirian passou a infância em cidades pequenas, nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, onde conheceu e se tornou uma grande entusiasta da cultura popular brasileira.

    A escritora vive no Vale do Paraíba há mais de 17 anos e já publicou quatro livros: "Autorretrato", "Navegação", "Amores e outros retalhos" e "Ocre - Fragmentos de arte".

    O livro “Ocre – Fragmentos de arte” é uma homenagem aqueles que fazem poesia sem o uso de palavras no Vale do Paraíba.

 

Os Reis da Cultura, Uma Grande Folia

 

Retratos

    O calango é um tipo de música e dança presente nas festas fluminenses rurais, composto por sanfona, versos, desafios e refrões. As danças são realizadas em pares e quem participa são geralmente os mais jovens. Não se sabe exatamente a origem do calango, pois é pouco estudado, porém todas as hipóteses levam a crer de que o ritmo possui herança africana e sua popularização ocorreu no estado de Minas Gerais.

    As figureiras são artesãs que fazem peças de argila inspiradas no folclore do Vale do Paraíba (como santos e presépios).O pavão é o principal personagem feito pelas figureiras, desde que foi colocado um casal da ave no Parque Barbosa de Oliveira, em Taubaté.

Fotos durante a entrevista