linhas.do_edited.jpg
2.png
  • Localizada na cidade de São José dos Campos

00:00 / 05:17
Cópia de Sem nome.png

Museu Municipal

     O prédio que hoje abriga o Museu Municipal, foi construído em 1926, pelo arquiteto argentino Maurício Erro, para abrigar a Câmara Municipal. De lá para cá foi ocupado por outras instituições, como a Escola Normal Livre e o Instituto João Cursino e, novamente Câmara Municipal em 1967. Durante esse período, além das responsabilidades legislativas, o local era utilizado para manifestações culturais e reuniões de diversos grupos que visavam representar a sociedade. No ano de 2002 a Câmara deslocou-se à sua nova sede, deixando o prédio desocupado.

      O Museu Municipal foi fundado em 1993 sob a responsabilidade da Fundação Cassiano Ricardo, sua sede era a Igreja São Benedito. Entretanto no ano de 1998 foi necessário fazer uma restauração no local e acharam melhor transferir o Museu para a sede do Arquivo Público do Município. Foi apenas em 2013 que o Museu Municipal de São José dos Campos passou para o edifício da antiga Câmara Municipal, sua atual localização. Com auxílio do Comphac o edifício foi preservado por lei municipal  (Lei  nº 4632/94) e classificado como EP-2 (Elemento de Preservação 2) que facilita qualquer possível restauração que possa ser feita no local.

      O acervo do museu se divide em 3 partes: uma para homenagear o artista Johhan tlich (Escola Belas Artes), outra para o Estevão Nador (Ateliê de Livre Pintura), e a última parte, representa a Biblioteca Folclórica do museu, contendo brinquedos feitos por artesãos de diversos lugares.