PARQUE MUNICIPAL ROBERTO BURLE MARX

      Mais conhecido como Parque da Cidade, o Parque Municipal Roberto Burle Marx, localiza-se na cidade de São José dos Campos, ocupando uma área de 960.160,17m², e tem reconhecimento internacional devido a arquiteturas modernas, assinadas pelo Arquiteto Rino Levi ( que incluem a residência de Olivo Gomes, a usina de leite e o galpão gaivotas) junto ao tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx. Vale lembrar que a área fez parte da antiga tecelagem Parayba (início do século XX) e localiza-se às margens do Rio Paraíba e da Estrada de Ferro Central do Brasil.

      Além da beleza arquitetônica, é possível encontrar uma diversidade de animais silvestres como: capivaras, lagartos, esquilos; de espécies de aves: tucanos, papagaios, corujas; e de árvores: palmeiras imperiais, seafortias, macaúbas. Diante desse cenário de biodiversidade, o local foi tombado pela COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) como um patrimônio histórico, cultural e ambiental.

     É muito frequentado por ter atividades recreativas, exposições e shows que atraem em média 2.000 pessoas diariamente, chegando a 4.000 em grandes eventos, o parque tornou-se um importante ponto turístico da região valeparaibana. Além disso, o Museu do Folclore da cidade se encontra dentro do parque.