• Professor de História na UNESP

Percival Tirapele

     Percival Tirapeli é professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da UNESP, Mestre e Doutor em Artes pela Universidade de Comunicações e Artes da USP, bacharel e licenciado em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, pesquisador.

Tirapeli leciona, há mais de 30 anos, a história da arte, técnicas e expressões pictóricas nos cursos de graduação, mestrado e doutorado e ministra palestras sobre arte brasileira em diversas partes do mundo. Além dos títulos de mestre e doutor, Percival é escritor de mais de 20 livros sobre arte brasileira com especialidade no período barroco.

     Como artista plástico, o especialista expõe, individualmente, desde l975 e já participou de várias exposições coletivas e individuais em todo o Brasil, destacando-se as Bienais Internacional de São Paulo em 1977, 1984 e a Nacional em 1984. Com isso, conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, como o prêmio Gravura na II Bienal Internacional de Arte da Bolívia em 1983. E pelo site: http://tirapeli.pro.br/ é possível encontrar algumas de suas obras.

     Tirapeli é membro de muitos institutos e associações, dentre estas, encontram-se a ABCA (associações brasileiras de críticos em artes, da qual foi vice-presidente), a ANPAP (associação nacional de pesquisadores em artes plásticas) e o ICOMOS – Brasil (International Council for Monuments and Sites, vinculado à UNESCO). Também integrou a Comissão de Arte do MAM-SP, e é conselheiro do Acervo Artístico do Governo do Estado de São Paulo.

arquitetura vale paraibana 

 

Fotos durante a entrevista