Santuário de nossa senhora Aparecida

     O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, região do Vale do Paraíba, é considerado o segundo maior templo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

     Também conhecido como Basílica Nova é o terceiro monumento religioso construído em dedicatória a Nossa Senhora Aparecida. A ideia da construção do local partiu de missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, quando em 1940 foi notada a necessidade de construção de um local mais amplo para acolher os devotos da santa, tendo em vista essa utilidade, pensaram na construção não apenas de uma grande igreja, mas sim de uma basílica.

     O início da construção do templo se deu em 11 de novembro de 1955, no Morro dos Pitas. Na época, o Presidente da República era Juscelino Kubitschek, o qual contribuiu com uma doação de estrutura metálica para a basílica.

     O Santuário recebe, anualmente, milhões de visitas de devotos. Em 2014, foram 12.225.608 pessoas conhecendo o monumento. As visitas são mais intensas durante o mês de outubro, especialmente no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, santa homenageada.

     Toda a estrutura do Santuário é mantida por 2.000 colaboradores, além dos voluntários. O monumento também é ativo na parte de ação social, com projetos de educação musical, acolhimento de gestantes socialmente vulneráveis, cursos profissionalizantes entre outros.