linhas.do_edited.jpg
2.png
  • Localizada na cidade de São José dos Campos

00:00 / 04:00
Cópia de Sem nome.png

cine teatro benedito alves

     Segundo dados históricos, o Tenente Coronel Bertholino Leite Machado, em uma de suas viagens à Paris, capital da França, conheceu a invenção dos irmãos Lumière, o cinematógrafo, comprou um exemplar e o trouxe para São José dos Campos. A primeira exibição cinematográfica ocorrida na cidade aconteceu no ano de 1908, sendo realizada na fazenda do próprio Bertholino Leite Machado, na zona norte da cidade.

Na década de 1950, o padre João Marcondes Guimarães e o comerciante Benedito Alves mandaram construir um salão paroquial destinado a festas beneficentes e de cunho religioso, onde foi instalado o Cine Teatro São José Paroquial, que tinha capacidade para 259 pessoas. Nesta época havia sessões de filmes aos domingos, 29 matinês para as crianças e a noite para os adultos, geralmente às oito horas da noite.

       No final da década de 1950, o Cine Teatro São José Paroquial é alugado ao Sr. Eduardo Bernini, um empresário que vivia em São José dos Campos. Neste espaço foram apresentadas diversas atividades culturais, porém também eram realizados bailes estudantis, concursos de miss e formaturas. Durante esse período o teatro foi renomeado para Cine Real.

       No final da década de 1970, o prédio do Cine Teatro São José foi incorporado às atividades artísticas da prefeitura, e passou a ser denominado: Cine Teatro Benedito Alves da Silva, em homenagem ao construtor do inicialmente Salão Paroquial, Benedito Alves. Nesta época, o departamento de cultura criou a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que é a atual responsável por este edifício.

E-referência:

BARRETO FARIA, G.A. Amigos do Benedito. Biblioteca UNIVAP, 2013. Disponível em: (00002e5e.pdf (univap.br)). Acesso em: 25 de outubro de 2021.

SJC Portal de São José dos Campos. Cine Teatro Benedito Alves: temporariamente fechado. SJC Portal de São José dos Campos. Disponível em: Cine Teatro Benedito Alves da Silva - Temporariamente fechado - SJC Portal de São José dos Campos . Acesso em: 25 de outubro de 2021.

OVale. Cine Teatro Benedito Alves reabre as portas após quase 20 anos. Ovale, 13 de setembro de 2019. Disponível em: Cine Teatro Benedito Alves reabre portas após quase 20 anos (ovale.com.br) . Acesso em: 25 de outubro de 2021

 Áudio do Gabriel