• Localizado na cidade de São José dos Campos

Parque Vicentina Aranha

Buscando criar um espaço exclusivo de tratamento de tuberculosos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (instituição que, desde 1715, atuava na capital de São Paulo), criou em São José dos Campos o Sanatório Vicentina Aranha. A cidade era perfeita para o tratamento, uma vez que suas condições climáticas, assim como “a pureza de seus ares” favoreciam a melhora da doença.

O complexo sanatorial foi fundado em 1924 e possuía, além dos pavilhões de internação, áreas destinadas à auto sustentabilidade do local, num total de 488.000m². Após ser estabelecido, o espaço recebeu uma grande quantidade de enfermos e familiares, o que fez com que a cidade recebesse um fluxo migratório significativo, o qual contribuiu para o desenvolvimento da região.

Por conta de sua importância histórica e cultural para São José dos Campos, o Sanatório Vicentina Aranha foi preservado pela Lei Municipal n.º 4.928/96, e foi tombado pelo CONDEPHAAT em 2001. O Parque Vicentina Aranha foi inaugurado em 27 de julho de 2007, após sua área de 84.500m² ter sido comprada pela Prefeitura da cidade.

 Situado no centro da cidade de São José dos Campos, o parque arborizado recebe públicos diversos e de toda a região. O Complexo deve abrigar um Centro Integrado de Cultura, com atividades de recreação, lazer educação, cultura e arte, segundo a comissão especial que coordena sua utilização.

Vídeos Relacionados

Angela Savastano

Pedro Lobo